terça-feira, 17 de novembro de 2009

TROCA DE CATEGORIA NO JUDÔ BRASILEIRO

Derly e Guilheiro trocam de categoria no judô
AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - João Derly e Leandro Guilheiro, dois dos principais judocas do Brasil, decidiram mudar de categoria. Eles solicitaram a troca à comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô, que concordou com a mudança após a realização de exames. Assim, eles repetem Tiago Camilo, que logo após os Jogos Olímpicos de Pequim anunciou que passaria do meio-médio para o médio (até 90kg). Derly, bicampeão mundial dos meio-leves (até 66kg), competirá no peso leve (até 73kg). Já Guilheiro, duas vezes medalhista olímpico de bronze no leve, lutará no meio-médio (até 81kg). "Nunca tinha tido problema de peso, mas com o ganho de músculo ficou mais difícil me manter no 73kg. Não aguentaria essa rotina por mais três anos", justificou Gulheiro. Duas judocas brasileiras também decidiram trocar de categoria. Mayra Aguiar, titular do médio (70kg) na Olimpíada compete agora no até 78kg, e Maria Portela, que foi ao último Mundial no até 70kg e desce para o meio-médio (até 63kg).

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Primeira mulher brasileira bicampeã de judô é do Piauí



A judoca Sarah Menezes conquistou o título no último dia 22, no campeonato mundial da categoria, que aconteceu na França.
A judoca Sarah Menezes, com apenas 19 anos, já coleciona uma lista invejável de títulos no judô. A sua mais recente conquista foi o bicampeanto mundial júnior, que a tornou a primeira mulher bicampeã mundial de judô do país. O campeonato aconteceu na França no último dia 22.Na tarde de terça (27), Sarah retornou ao Piauí e foi recebida por centenas de pessoas no aeroporto de Teresina, incluindo nessa conta o governador do Estado, Wellington Dias. A judoca desfilou no Carro de Bombeiros pelas ruas de Teresina e ficou emocionada com o reconhecimento dos piauienses.Sarah Menezes disse que estava muito contente com a vitória e falou da importância de patrocinar cada vez mais atletas para que possam competir e divulgar o esporte e também o seu Estado e o seu país. “Estou muito contente”, comemorava Sarah, exibindo sua pesada medalha que lhe conferiu o título de bicampeã. A vitória de Sarah traz à tona diversas questões como o potencial dos piauienses e os investimentas na área esportiva. Centenas de bons atletas do Estado estão indo embora ou desistindo das carreiras pela falta de patrocínio e estímulo. Vitórias como esta servem de exemplo para outras que certamente virão.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ULTIMAS NOTICIAS DO JUDÔ!

  • 20/09/2009 - 14h27
    Hugo Pessanha é campeão na etapa da Inglaterra da Copa do Mundo de judô
    Do UOL EsporteEm São Paulo
    O médio Hugo Pessanha conquistou medalha de ouro na etapa da Inglaterra da Copa do Mundo de judô neste domingo ao derrotar o russo Samir Guchapshev. O lutador brasileiro foi campeão ao vencer a final contra o europeu por ippon.

    O brasileiro Hugo Pessanha (d) derrotou o russo Guchapshev na final e levou o ouro

    Com o título na categoria abaixo de 90kg, o Brasil encerra a participação na Copa do Mundo disputada em Birmingham com seis medalhas, uma de ouro, duas de prata e três de bronze.Com o resultado de Hugo Pessanha, o judoca brasileiro soma 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). Além do ouro de Pessanha, subiram ao pódio na Inglaterra Raquel Silva (prata na categoria -52kg), Leandro Cunha (prata na categoria -66kg), Taciana Lima (bronze na categoria -48kg), Daniela Polzin (bronze na categoria -48kg) e Rafaela Silva (bronze na categoria -57kg).Em seu caminho rumo ao topo no pódio, Hugo Pessanha venceu quatro lutas, sendo três por ippon. Na estreia, o brasileiro ganhou por ippon do inglês Michael Horley; na segunda rodada, passou pelo italiano Walter Facente, também por ippon. Na semifinal, vitória por yuko sobre o francês Ludivic Gobert.Outros três brasileiros estavam na disputa do bronze neste domingo, mas acabaram derrotados. João Gabriel, Eduardo Santos e Flávio Canto saíram da Copa do Mundo sem medalhas. O Brasil terminou assim na quarta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de Inglaterra, França e Rússia.

  • 20/09/2009 - 09h01
    Homens tentam igualar feito feminino na Copa do Mundo de judô
    Da FolhapressEm São Paulo
    Nacif Elias e Flavio Canto (categoria até 81 kg) e João Gabriel Schlittler (acima de 100 kg) são os destaque neste domingo do Brasil na etapa da Copa do Mundo de Birmingham.No último sábado, a seleção conquistou cinco medalhas, quatro delas no feminino.Leandro Cunha (até 66 kg) caiu só na decisão, contra David Larose (FRA).No feminino, cuja delegação brasileira viu as atletas pagarem para disputar a competição, Raquel Silva (até 52 kg) também foi prata ao perder a decisão para Ilse Heylen (BEL).Já Daniela Polzin e Taciana Lima, ambas da categoria até 48 kg, e Rafaela Silva (até 57 kg) conquistaram medalhas de bronze.O evento vale pontos para o ranking mundial, que definirá a equipe olímpica.

domingo, 13 de setembro de 2009

Toledo pronta para receber a nata do Judô Brasileiro

Os preparativos para receber a 3.ª edição da Copa Paraná de Judô nos dias 19 e 20 deste mês, em Toledo, estão a todo vapor. A estimativa dos organizadores é que mais de 800 atletas de vários estados brasileiros.
"Toledo tem tradição de sediar grandes eventos, então, é importante que coloquemos uma estrutura que os atletas aprovem. No momento estamos cuidando dos detalhes", explica Ricardo Santos da coordenação do evento.

A Federação paranaense de judô, que vai supervisionar a competição vai colocar uma estrutura invejável a disposição dos atletas. Serão usados tatames importados da Alemanha, em quatro áreas, além de pessoal capacitado para dar o suporte técnico e logístico necessário. Ricardo Santos confirmou também a participação de atletas de renome nacional na Copa Paraná. Até agora estão confirmados os seguintes judocas: Charles Chibana, vice-campeão mundial (2008); Carlos Honorato, vice-campeão olímpico (Athenas); Rafael Carlos da Silva, campeão Grand Slam na Varsóvia (2009) e Rochele Nunes, que esteve no mundial em Roterdã, na Holanda, e Jack Jamil Daulin (cinco vezes campeão brasileiro), Marcos Sabino (foi atleta da seleção em Atlanta, bicampeão brasileiro) - Charles Chibana (disputou três Grand Slams, campeão pan-americano e vice-campeão mundial em 2008), Marcos Inácio (vários títulos nacionais, vice-campeão do Grand prix em 2008) e Breno Alves (campeão Tre-Torri na Itália, campeão pan-americano). O diferencial dos anos anteriores será a premiação em dinheiro da Copa Paraná. Serão R$ 10 mil nas categorias absolutas, além, de outros prêmios para os competidores do masculino.
Esta é a maior premiação em dinheiro paga no País. As inscrições já estão abertas. Mais informações sobre a Copa Paraná de Judô podem ser obtidas no site oficial do judô do Estado no www.paranajudo.org.br e no www.judoricardosantos.com.br.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009


Nos dias 28 ,29 e 30 de agosto Aracaju será a capital nacional do judô!

Será realizada a Copa Aracaju de Judô, um evento para marcar a história do judô Sergipano com a participação de cerca de 10 Estados, 80 Equipes e mais de 1000 atletas. Ainda teremos a presença do Medalhista olímpico Carlos Honorato onde coordenará o treinamento de campo para todos os participantes que acontecerá no dia 30 (Domingo).

domingo, 23 de agosto de 2009

Mais de 100 Paises sao esperados para o Mundial Sênior.


Aproximadamente 660 judocas de 105 países são esperados para o Campeonato Mundial Sênior de Judô, que acontece de 26 a 30 de agosto em Roterdã, na Holanda. No primeiro mundial após as Olimpíadas de Pequim 2008, algumas mudanças chamam atenção, como a criação do ranking mundial da Federação Internacional, a extinção do koka (menor pontuação) e a diminuição para três minutos do Golden Score (momento em que os judocas lutam para desempatar o combate).

Pela terceira vez na história a Holanda recebe um Campeonato Mundial. Nas duas outras ocasiões o torneio aconteceu em Maastricht (1981, masculino, e 1986, feminino). O Brasil chega pela primeira vez ao evento com dois campeões mundiais na delegação: Tiago Camilo (-90kg), campeão na categoria até 81kg em 2007, e Luciano Corrêa (-100kg), também vencedor há dois anos atrás. Além dos brasileiros também defendem o título na Holanda Ruben Houkes (NED, -60kg), Ki-Chu Wang (KOR, -73kg), Irakli Tsirekidze (GEO, -100kg, venceu no -90kg), Teddy Riner (FRA, +100kg), Gevrise Emane (FRA, -63kg, venceu no -70kg), Wen Tong (CHN, +78kg) e Maki Tsukada (JPN, +78kg, venceu no absoluto).O Mundial da Holanda também terá a presença de alguns dos 14 campeões olímpicos consagrados em Pequim há um ano. Min-Ho Choi (KOR, -60kg), Masato Uchishiba (JPN, -66kg), Ole Bischof (GER, -81kg), Irakli Tsirekidze (GEO, -100kg, venceu no 90kg), Alina Dumitru (ROU, -48kg), Giulia Quintavalle (ITA, -57kg) e Wen Tong (CHN, +78kg)."Chego como franco-atirador ao Mundial em Roterdã. Este é meu primeiro ano numa nova categoria e fiz apenas três competições. De qualquer maneira, os resultados me surpreenderam e tenho certeza que com o trabalho feito dentro de o planejamento correto posso alcançar um bom resultado. Mas não deixo a pressão interferir. Sei que as dificuldades serão grandes, mas tudo feito com planejamento dá resultado”, diz Tiago Camilo, que em 2009 conquistou dois bronzes e um ouro nos três eventos da Federação Internacional de Judô que participou.O novo ranking mundial criado pela Federação Internacional servirá de critério para a formação dos cabeças-de-chave no sorteio do dia 25. No Campeonato Mundial da Holanda o ouro vale 500 pontos, a prata 300 e o bronze 200. O brasileiro Luciano Corrêa é o número 1 do mundo entre os meio-pesados.A seleção brasileira no Campeonato Mundial é formada por Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg), Rochelle Nunes (+78kg), Denílson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg). PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL26 de agosto: -48kg, -60kg, -66kg27 de agosto: -52kg, -57kg, -73kg28 de agosto: -63kg, -81kg29 de agosto: -70kg, -78kg, -90kg30 de agosto: +78kg, -100kg, +100kgLocal de competição: Sportspalace Ahoy, capacidade para oito mil espectadoresHorário: Preliminares, 9h30 / Finais, 14h (horários da Holanda)

domingo, 16 de agosto de 2009

Brasil foca em evoluçao no Mundial de Judô na Holanda

Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")

SÃO PAULO - Após a conquista de três medalhas de ouro e uma de bronze no Mundial do Rio de Janeiro, em 2007, a seleção brasileira de judô está cercada de boas expectativas para a competição que começa no próximo dia 26 em Roterdã, na Holanda. A esperança é que o esporte evolua ainda mais no País e continue sendo uma das principais fontes de medalha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.Com 13 atletas na competição, o Brasil sabe que hoje já é visto como uma potência pelos adversários. Dono de duas medalhas olímpicas - bronze em Pequim (2008) e Atenas (2004) - Leandro Guilheiro (categoria até 73 kg) busca sua primeira conquista em Mundiais."Estou muito determinado e focado para colocar em prática tudo o que treinei e se conseguir fazer isso será o suficiente. Dependendo de como eu me apresentar na hora lá sei que posso chegar na medalha de ouro, mas isso é consequência do dia", declarou.Já Tiago Camilo, atual campeão do mundo na categoria até 81kg, terá o desafio de competir pela primeira vez em um torneio importante na categoria até 90kg. Por isso, ele prefere não se cobrar neste momento e diz ter objetivos a longo prazo."Estou me adaptando bem à nova categoria. Já fui bronze em dois Grand Slams (Rio e Moscou) e campeão da Copa do Mundo de Belo Horizonte. Agora estou motivado para fazer um bom Mundial, mas o mais importante para mim é chegar bem em Londres", afirmou o detentor de duas medalhas olímpicas - prata em Sydney (2000) e bronze em Pequim (2008).Para ele, a seleção brasileira tem condições de mostrar evolução no Mundial. "Sabemos que é difícil repetir o bom desempenho que tivemos no campeonato anterior, mas esperamos sempre ir melhor".No Mundial da Holanda, o Brasil volta a contar com Daniel Hernandes na categoria acima de 100 kg. Ele foi ouro no Pan de Santo Domingo, em 2003, e decepcionou ao voltar sem nenhuma medalha da Olimpíada de Atenas. Agora mais experiente, o atleta acredita que pela primeira vez pode subir no pódio na competição."Fui para quatro Mundiais e fiquei em quinto, é meio frustrante, mas sei que agora a experiência vai me ajudar a não errar em momentos decisivos. O judô é feito de muitos detalhes, mas o mais importante neste momento é que estou com muita vontade de ganhar", destacou.A seleção brasileira ainda terá no Mundial Denílson Lourenço (até 60kg), Leandro Cunha (até 66kg), Nacif Elias (até 81 kg) e Luciano Corrêa (até 100 kg). No feminino, representam o País Sarah Menezes (até 48kg), Erika Miranda (até 52 kg), Rafaela Silva (até 57kg), Danielli Yuri (até 63kg), Maria Portela (até 70kg) e Rochelle Nunes (acima de 78kg).

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Seleçao Brasileira vai treinar para o Mundial em Paris

RIO - Na próxima segunda-feira, a Seleção Brasileira de judô parte para Paris, capital da França para se preparar para o Mundial Sênior, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto, em Roterdã, Holanda.

Na competição, representarão o Brasil os atletas arah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg), Rochelle Nunes (+78kg), Denílson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Ney Wilson, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, elogiou a infraestrutura da cidade escolhida:

- Teremos um dojô de excelente qualidade, sala de musculação e pista para trabalhos físicos. Além de contar com alguns judocas locais nos treinos.

Além de um bom local para treinar, os atletas da Seleção terão um arquivo com mais de 3 mil lutas dos adversários para serem estudadas.

- Vamos usar este recurso fazer com que nossos atletas entrem no tatame com mais informações sobre os adversários. Esta parte estratégica é importante para o sucesso numa competição - disse o coordenador.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Definidas vagas na seleção de SC de judô no Brasileiro Sub-23

Competição ocorre nos dias 15 e 16 de agosto, em Belo Horizonte

Definidas as últimas três vagas na seleção catarinense de judô, que disputa o Brasileiro Sub-23, nos dias 15 e 16 de agosto, em Belo Horizonte. Pedro Antun Neto, Marcelo Ferreira Filho e Reigiane Carvalho venceram a Seletiva Extra, na terça-feira, na Unisul.

Os três atletas não disputaram a Seletiva para o Sub-23, em junho, por estarem representando a Seleção Brasileira em eventos internacionais.

— A seleção catarinense tem condições de trazer bons resultados — avalia o presidente da Federação Catarinense de Judô, Roberto da Graça.

DIÁRIO CATARINENSE

domingo, 2 de agosto de 2009

NOVAS REGRAS DO JUDÔ




Os judocas vão ter muito trabalho para garantir uma vaga na equipe brasileira da Olimpíada de Londres
Rio de Janeiro - Desde 1º de janeiro de 2009 já está valendo o novo sistema de classificação olímpica proposto pela Federação Internacional de Judô para as Olimpíadas de Londres 2012. Ao contrário dos outros ciclos olímpicos, quando a disputa começava apenas dois anos antes dos Jogos e a vaga era do país, para 2012 a corrida já começou e quem se classifica é o atleta. Ou seja, agora o desempenho será avaliado durante três anos.Não haverá seletiva neste começo de ano (apenas para a categoria 90kg está confirmada para os dias 6 e 7 de março, já que com a subida de Tiago Camilo há quatro atletas ainda em disputa) e todos os pesos seguirão com três judocas em atividade.Mudanças“Qualquer novidade, à primeira vista, pode causar rejeição. Mas se as mudanças são boas ou ruins, só o tempo dirá”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira. “Não estamos inventando nada, estamos nos enquadrando num processo de mudança mundial”, frisa o dirigente.“As adaptações e dificuldades não são uma exclusividade do Brasil, são do mundo todo”, enfatiza o coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson, que durante o Mundial Absoluto em Paris, em dezembro, trocou informações com representantes de diversas nações. “Todos são unânimes em dizer que será um processo desgastante para os atletas e oneroso para as entidades. E que será impossível ter sucesso até 2012 apostando em apenas um atleta por categoria”, acrescenta ele

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Judô: Brasil leva três ouros no primeiro dia em BH

O Brasil fechou o primeiro dia de disputa da etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo de Judô com três medalhas de ouro: duas no feminino e uma no masculino.
Entre as mulheres, a grande surpresa do dia foi a vitória de Taciana Lima sobre Sarah Menezes, quarta colocada do ranking mundial na categoria até 48 kg. Ela venceu por ippon. O bronze ficou com Catierê Toledo, que derrotou a norte-americana Veronia Prado por yuko.
Outra brasileira que subiu ao degrau mais alto do pódio foi Érika Miranda. Na decisão da categoria até 52 kg ela venceu a alemã Marren Kraeh por ippon.
Na única decisão em que o Brasil saiu derrotado, a alemã Marlen Hein bateu Giuilia Penalber por ippon na categoria até 57 kg.
Quem decepcionou nesta categoria foi Ketley Quadros. Medalhista de bronze na Olimpíada de Pequim, em 2008, ela ficou com a quinta posição.
Na competição masculina, apenas uma categoria teve a final neste sábado. Denílson Lourenço derrotou o também brasileiro Felipe Versolato e conquistou a medalha de ouro.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Brasil sediarà o Pan-americano Sênior em 2010




O Brasil organizará os próximos Campeonatos Panamericanos de Judo de 2010, em cidade que em breve será definida pela LNJ-Brasil e a Unión Panamericana de Judo, através do presidente Paulo Dubois que de maneira formal solicitou a UPJ a organização dos XXXIV Campeonatos Panamericanos de Judô, onde serão disputadas as competições de kata , individual e por equipe tanto masculino como feminino. Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Roraima já manifestaram a intenção de sediar o referido evento. Outros estados que quiserem se candidatar poderão se manifestar, através das suas Ligas Estaduais.
Fonte: LNJ – BRASIL

Lei de Incentivo ao Esporte

Lei 11.438/06, a Lei de Incentivo ao Esporte
Após anos de espera chegou a vez do esporte.
O Governo Federal elaborou a Lei 11.438/06, a Lei de Incentivo ao Esporte.
A Lei de Incentivo ao Esporte autoriza entidades sem fins econômicos ou lucrativos (Federações, Associações, Fundações, Clubes, Universidades, Entidades Públicas, etc.) a captar recursos, por intermédio da renúncia fiscal do Governo Federal, para utilização no desenvolvimento de Projetos de natureza esportiva de manifestações Educacionais, Participativas e Alto Rendimento. Leia Mais… Lei 11.438/06, a Lei de Incentivo ao Esporte

Judô da UNISC disputa Torneio do Conesul em Livramento



Judô da Unisc disputa Torneio do Conesul em Livramento

29/07/2009 - 12:28 Luciana Mandler
A equipe de Judô da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participa neste sábado (1º de agosto), do 3º Torneio do Conesul. A competição ocorre no Ginásio Guanabara, em Santana do Livramento.Sob a orientação do professor Juliano Campos, o grupo de atletas intensificou os preparativos nas últimas semanas. O objetivo com o reforço nos treinamentos é tentar defender a manutenção dos bons resultados que a equipe vem obtendo nas últimas competições, tanto dentro como fora do Estado.A Escola de Judô da Unisc mantém núcleos em três cidades: Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Venâncio Aires. Em Santa Cruz e Venâncio Aires os núcleos são voltados ao atendimento de crianças carentes ou em situação de risco. Com informações da Assessoria de Imprensa da Unisc

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CBJ convoca seleçao para o Mundial de Judô

A Confederação Brasileira de Judô convocou nesta terça-feira a seleção que vai disputar o Mundial da Holanda, de 25 a 30 de agosto. O Brasil vai mandar 13 atletas - por avaliações da comissão técnica, a CBJ preferiu não enviar nenhuma judoca na categoria meio pesado feminina.

A seleção viaja dia 16 de agosto para a França, onde vai treinar antes da competição em Roterdã.


Confira os convocados:

Masculino

Denílson Lourenço (ligeiro)

Leandro Cunha (meio leve)

Leandro Guilheiro (leve)

Nacif Elias (meio médio)

Tiago Camilo (médio)

Luciano Corrêa (meio pesado)

Daniel Hernandes (pesado)

Feminino

Sarah Menezes (ligeiro)

Érika Miranda (meio leve)

Rafael Silva (leve)

Danielli Yuri (meio médio)

Maria Portela (médio)

Rochelle Nunes (pesado)